Tiago Brandão

//Tiago Brandão
Tiago Brandão2018-06-07T10:45:12+00:00

Project Description

Tiago Brandão
New Business Director – Beer & Brewing na Super Bock Group

Biography

Director de Projecto e Novos Negócios Cervejeiros no Super Bock Group, desde Dezembro 2017. Acumula com a Presidência da European Brewery Convention, nomeado pela The Brewers of Europe, desde 2016.
Tem um percurso profissional de mais de 17 anos, quase todo ligado à maior empresa de bebidas nacional:
• Actual Director de Projectos de Novos Negócios Cervejeiros do Super Bock Group, SA
• Diretor de Pessoas no Super Bock Group (ex-Unicer), entre 2014 e 2017;
• Entre 2010 e 2013, desempenhou funções de Direcção nas áreas de Investigação, Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação.
• Entre 2006 e 2014, acumulou funções como Administrador Delegado na Maltibérica SA.
• Entrou na empresa em 2001, tendo evoluído profissionalmente nas áreas de Produção e Qualidade e obtido o grau de Brewmaster e Brewing Engineering pela Scandinavian School of Brewing, em Copenhaga.
Antes, passou um ano pela Indústria Farmacêutica, na Novartis-Pharma, em Basileia/Suíça, no âmbito do seu trabalho de investigação para obtenção do grau de MSc Biotechnology, obtido pela Universidade de Leicester.
Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, desde 1998.
Casado, pai de duas filhas, tem 43 anos e vive no Porto.

ACTIVIDADES RELEVANTES DE CARÁCTER TÉCNICO-CIENTÍFICO
DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Como responsável pela equipa de Desenvolvimento de Novos produtos da Unicer Bebidas, SA, liderei o portefólio de projectos de investigação e desenvolvimento de produtos novos ou melhorados da empresa. Esta responsabilidade envolveu a coordenação das actividades de 3 Gestores de Projecto de I&D, entre a fase de briefing de Concepção e Desenvolvimento até ao Lançamento do Produto no Mercado.
Entre novas formulações de produtos (cervejas, águas, sumos e refrigerantes) e desenvolvimentos de novas embalagens, participei no lançamento de mais de 30 produtos no Mercado Nacional e Internacional para as marcas geridas pela Super Bock Group nas diferentes categorias.

COORDENAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (I&D)

Ao longo de 7 anos, coordenei os Projectos de I&D internos, em consórcio com empresas, ou em parceria com as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Neste âmbito dirigi o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da Unicer entre 2006 e 2007.
Em causa estiveram consórcios com as Universidades do Porto, Minho, Aveiro, Coimbra, Algarve, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Agronomia, Escola Agrária de Beja, IPATIMUP, LEPAE, ICAT, entre outras, com as quais foram desenvolvidas actividades de Investigação, entre outros, em temas como:
• Stress oxidativo de extractos naturais;
• Extracção e estabilização de compostos;
• Recuperação e processamento de aromas;
• Métodos e Instrumentação de análise;
• Monitorização de Biorreactores
• Biofilmes e Biosensores;
• Itinerários técnicos de cultura de cereais e selecção de variedades;
• Selecção de estirpes de leveduras
• Bebidas e Síndroma Metabólico
• Nano-encapsulação de ingredientes

COORDENAÇÃO DE TRABALHOS CURRICULARES DE I&D EM AMBIENTE DE EMPRESA

Afecto às actividades e projectos acima descritos conciliei a coordenação de trabalhos de dissertação associados a Estágios Curriculares, Mestrados Integrados e Doutoramentos em parceria com a Empresa. Nos últimos anos, coordenei ou co-orientei os seguintes trabalhos:
• “Optimização de processo de Propagação de Levedura” – Estágio Curricular Licenciatura em Engenharia Biotecnológica – Faculdade de Engenharia e Recursos Naturais – Universidade do Algarve;
• “Desidratação de Resíduos da Indústria Cervejeira” – Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente – Instituto Superior de Engenharia
• “Obesity and metabolic syndrome: amelioration of associated (western) diet through some beverages and nutrients” – Doutoramento pelo Programa Doutoral “Metabolismo – Clínica e Experimentação” – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
• “Melhoramento e selecção de leveduras cervejeiras para obtenção de novas capacidades fermentativas” – Doutoramento em Engenharia Biológica – Departamento de Engenharia Biológica – Universidade do Minho
• “Probing beer aging chemistry by nuclear magnetic resonance (RMN) and multivariate analysis (MVA) – Doutoramento em Química – Departamento de Química – Universidade de Aveiro
• “Metabolomics strategy for comprehensive mapping of volatile exometabolome from Saccharomyces spp. widely used in food industry” – Doutoramento em Química – Departamento de Química – Universidade de Aveiro

COORDENAÇÃO DE PROJECTOS I&D TRANSVERSAIS COM O GRUPO CARLSBERG

Como responsável pelos contactos com a área de Inovação e I&D da Carlsberg Breweries SAS, coordenou as actividades conjuntas de Gestão de portefólio e de Investigação e Desenvolvimento de produtos. Integrou o grupo de Innovation Managers do Grupo Carlsberg que assegura alinhamento das estratégias de Inovação internacionalmente e sou interlocutor com o Carlsberg Research Centre para iniciativas conjuntas de Investigação Científica no âmbito dos processos, tecnologia e matérias-primas afectas ao processo cervejeiro.

COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL NA UNICER BEBIDAS SA

Como responsável pela gestão do processo de Inovação na empresa, assegurou a implementação de metodologias associadas a essa gestão e coordeno actividades inerentes às diferentes fases do funil de inovação na empresa, em especial as que se relacionam com a aprovação pela Comissão Executiva.

© Copyright | All Rights Reserved by IPBPM |

Follow us at social media

INSCREVER
Contactos